Prefeito anuncia desmobilização de leitos de UTI, enfermarias e gripários em Salvador

"Há uma queda expressiva", diz secretário municipal de Saúde sobre Covid em Salvador

O prefeito Bruno Reis iniciou a manhã desta quarta-feira (2) com boas notícias em relação a Covid-19 em Salvador. De acordo com o gestor, a capital baiana amanheceu com 34% de ocupação dos leitos de UTI adulto o que, consequentemente, impulsionou a prefeitura a desmobilizar 10 leitos de UTI, 40 enfermarias, 4 gripários e 2  "upinhas”.

“Não está havendo mais demanda. Não tendo mais necessidade, não justifica os leitos estarem abertos, e caso seja necessário volto a reabrir, mas que não acredito que isso ocorra”, ressaltou Bruno Reis durante a entrega de mais de 100 casa reformadas no bairro de Pau Miúdo através do programa Morar Melhor.

Na ocasião, o gestor municipal também ressaltou que a prefeitura está estudando novas medidas para flexibilizar ainda mais.

“Estamos estudando outras medidas que podemos adotar para ir flexibilizando nossa economia, voltando a normalidade, pra que a gente possa ir voltando rotina e nossa cidade”, concluiu.

"Há uma queda expressiva", diz Leo Prates sobre Covid em Salvador

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou que atualmente “há uma queda expressiva” nos casos de Covid-19 na capital baiana. “Temos um número de atendimento em queda brusca, como poucas vezes vimos nessa pandemia. Para se ter ideia o fator de retransmissão, que é o fator medido no mundo todo para indicar fechamentos e restrições, chegou ao seu menor valor desde 13 de março de 2020, a 0,1, sendo que para ter controle o RT tem que estar em um”.

A declaração otimista do secretário, que aconteceu durante entrevista ao programa BNews Agora, apresentado pelo jornalista Rafael Albuquerque, na Piatã FM, precedeu um alerta: “eu tenho uma preocupação muito grande pelo mês de abril e maio, não pela gravidade, mas porque é algo que a gente sempre viveu, um pouco por causa do Carnaval, um pouco pela mudança do tempo, que está relacionado as doenças respiratórias. Então eu creio que existirá uma pressão maior nas unidades básicas de atendimento” detalhou Leo Prates.

Fonte Bocão Neews